"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Novos projetos de Iniciação Científica aprovados pelo PIBIC/CNPq.

É com satisfação que comunicamos a aprovação de dois projetos de Iniciação Científica junto ao PIBIC/CNPq. Com as atividades continuamos a mais de 20 ano realizando iniciações científicas o que fortalece o grupo e a área na instituição. Os projetos foram aprovados nos editais (Edital 06/2025 -
PROPEX - PIBIC/CNPq - Apoio a projetos de pesquisa de Iniciação Científica; e Edital 08/2025 PROPEX - Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio - PIBIC-EM/CNPq), pelo professor Gilberto. 

O primeiro deles é o projeto “A divulgação científica de História Ambiental nas redes sociais: investigando a produção dos grupos de pesquisa do Sul e Sudeste (Ano 2)”, que dá continuidade às investigações do projeto-guarda-chuva A divulgação científica nas redes sociais, é coordenado pelo professor Martin. Ele será desenvolvido por dois estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Técnica do Vale do Itajaí, sob orientação do Martin, que acompanha os jovens pesquisadores na própria escola como professor e orientador de IC.

Na graduação, tivemos aprovado o projeto “História ambiental e desenvolvimento regional da agropecuária no Vale do Itajaí (SC) na primeira metade do século XX”, vinculado ao projeto-guarda-chuva Agricultura e pecuária: história ambiental e desenvolvimento regional no Vale do Itajaí (SC), coordenado por Gilberto. As orientações serão realizadas em conjunto entre os professores Martin e Gilberto, fortalecendo a troca de experiências entre docentes e discentes.

Também está em desenvolvimento o projeto coordenado por Nelson, junto ao NEAB-FURB: “As comunidades quilombolas em Santa Catarina: o estado da arte, seus temas e a valorização das suas manifestações étnico-culturais”. O projeto em desenvolvimento com um estudante da graduaçao, busca mapear, compreender e valorizar a presença quilombola no estado, destacando suas lutas, saberes e expressões culturais. Além de contribuir para a preservação da memória e identidade dessas comunidades, a iniciativa também reforça a importância do reconhecimento e da valorização da diversidade étnica em Santa Catarina.

Esses resultados reforçam a importância da inserção de estudantes da educação básica e superior em atividades de investigação científica, aproximando ensino e pesquisa e ampliando os olhares sobre a História Ambiental no Vale do Itajaí.

Nenhum comentário: