"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

1º Exposição Itinerante IPAN, História e Natureza no Sul de Blumenau ocorre na Nova Rússia.

Aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro a primeira exposição do projeto Preservação, Conservação e uso público do acervo do Instituto Parque das Nascentes.
Os visitantes tiveram acesso a informações sobre a História Ambiental do Sul de Blumenau através de fotografias antigas da região, expressando a história e o ambiente modificado, além de conhecer as atividades realizadas pelo IPAN, como a administração do Parque das Nascentes entre 2000 até 2009.



Além da exposição do GPHAVI / IPAN / FFM, os visitantes também tiveram o privilégio de conhecer o Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes, coordenado por Valda Fagundes, com um acervo sobre o Dr. Agobar Fagundes, imagens, peças e utensílios da vida cotidiana da região, e a natureza do local.



A exposição ocorreu no Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes localizado na rua das Minas de Prata, na Nova Rússia, Bairro Progresso, Sul de Blumenau.




A exposição contou com o público da Nova Rússia, e de demais localidades de Blumenau e região, somando  mais de 60 visitas.



O acervo exposto nessa exposição ficara fixo no Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes até dia 28 de novembro. O projeto conta ainda com outras duas exposições que serão realizadas a partir de fevereiro de 2011, ainda com local e data a decidir.



A exposição contou com 6 ambientes: O1º ambiente contando a História do Sul de Blumenau (a esquerda na foto), e do Alto Garcia, com textos e fotos antigas. O 2º ambiente apresentando fotos antigas e recentes sobre a Natureza da região sul, enfatizando a cobertura da floresta da área que hoje pertence ao Parque Nacional da Serra do Itajaí (no fundo da foto).


O 3º ambiente apresentou fotos antigas de caçadas, das operações de fiscalização do IPAN, armadílhas e animais taxidermizados, cedidos pelo Lab. de Taxidermia da Universidade Regional de Blumenau (foto acima). O 4º ambiente apresentou fotos do evento de doação da área do Parque Ecológico Artex para a FURB e FAEMA,  as atividades realizadas pelas diversas diretorias do IPAN. O 5º ambiente apresentou diversos banners de pesquisas sobre o sul de Blumenau, atividades do GPHAVI. O 6º ambiente apresentou parte dos premiados no concurso Amigos do Parque, realizado pelo IPAN.



A visitação até dia 28 de novembro será feita com agendamento. Os grupos ou pessoas interessadas em visitar a exposição do GPHAVI / IPAN / FFM e o acervo do Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes deve entrar em contato com o telefone: (47)3322-3099 com Valda, ou pelo fone: (47) 3321 0496 com Martin ou Vanessa no GPHAVI.

Para maiores informações visitem:

http://www.institutoparquedasnascentes.blogspot.com/

www.ecomuseuagobarfagundes.blogspot.com/

www.furb.br/gphavi

Veja o vídeo sobre essa exposição:

Nenhum comentário: