"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí, em parceria com o Instituto Parque das Nascentes - IPAN, e a empresa Preserve Ambiental Ltda lançam na próxima quinta feira campanha "Água e óleo não combinam"

O Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí da FURB, em parceria com o Instituto Parque das Nascentes e a Empresa Preserve Ambiental Ltda,  promovem na Nova Rússia a campanha "Água e óleo não combinam". O evento de lançamento da campanha ocorrerá nesta quinta-feira, 29 de setembro, as 15 horas na Escola Margarida Freygang, na Nova Rússia.



O óleo de cozinha utilizado hoje na Nova Rússia não possui destinação adequada, o objetivo da campanha é a coleta de óleo de cozinha utilizado por moradores e estabelecimentos comerciais da Nova Rússia, contribuindo diretamente com a qualidade da água do Rio Garcia. O óleo coletado será destinado à produção de Biodiesel, produto ecologicamente correto e que não destrói a Camada de Ozônio.

O IPAN e o GPHAVI vão atuar no trabalho de educação ambiental das comunidades e estabelecimentos comerciais, que serão certificados pela empresa ambiental. A Preserve Ambiental vai coletar o óleo e produzir de Biodiesel destinado a manter a sua frota de veículos e gerar energia para a empresa. O biodisel gerado vai abastecer também o veículo da ONG (IPAN) que é utilizado atualmente para coletar resíduos sólidos na Nova Rússia, que são doados para a Escola Margarida Freygang, que revende para adquiriri materiais lúdicos e didáticos para os alunos.

A região foi escolhida para o lançamento da campanha por estar próxima do Parque Nacional Serra do Itajaí onde se encontram as nascentes do Rio Garcia importante recurso hídrico regional de onde é captada água para a ETA III que abastece os Bairros Bom Retiro, Centro, Garcia, Glória, Jardim Blumenau, Progresso, Ribeirão Fresco, Valparaíso e Vila Formosa. A idéia é iniciar a campanha na Nova Rússia e ampliar para o Bairro Progresso e região sul de Blumenau.

Saiba mais em:


Nenhum comentário: