"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sábado, 17 de setembro de 2011

História Ambiental é tema de reportagem do GLOBO UNIVERSIDADE

A linha de pesquisa interdisciplinar denominada de História Ambiental (environmental history) vem se fortalecendo na academia brasileira desde meados dos anos 1980. Hoje está presente como área de pesquisa, tema de estudo, disciplina e pós-graduação na área da História. Diversos eventos: Simpósios, Congressos, Encontros, etc, com sua denominação "História Ambiental" ocorreram nesses últimos anos, assim mesmo como ocorrem em diversos encontros regionais e o nacional da Associação Brasileira de História, efetivando e validando a área, e criando um leque de sub-temas e multiplos trabalhos interdisciplinares. Possui também grupos de pesquisadores organizados em instituições como a Associação Norte Americana de História Ambiental, a Associação Européia de História Ambiental, a Sociedade Latinoamericana e Caribenha de História Ambiental, etc. 

O Espaço do GLOBO UNIVERSIDADE lançou neste 17 de setembro reportagens sobre a prática de história ambiental nas universidades brasileiras. Assim como divulgou imagens da reportagem. Vale a pena conferir cada uma delas e assistir a reportagem (dividida em três partes):

 
        


O material em vídeo foi publicado em 3 partes: veja todas ou as partes:

Parte 01/03

Parte 02/03

Parte 03/03


Nenhum comentário: