"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

domingo, 11 de dezembro de 2011

Realizado o primeiro campo no entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás

  Professor Gilberto, pesquisadores Vanessa e Martin e o bolsista de IC-PIBIC/FURB Ricardo W. realizaram durante os dias 10 e 11 primeira visita a região do entorno da reserva na gleba de Benedito Novo e Doutor Pedrinho, para identificar as comunidades do entorno, a paisagem, o uso do solo, e os impactos ambientais visíveis. 

  A atividade faz parte do projeto TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS E PROCESSO HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA NO VALE DO ITAJAÍ (SANTA CATARINA): ESTUDO DE CASO DA RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL SASSAFRÁS E DO SEU ENTORNO NA GLEBA DO MUNICÍPIO DE BENEDITO NOVO realizado pelo programa de Iniciação Científica PIBIC - FURB.

Gleba da reserva em Benedito Novo

A região apresenta uma geologia de transição do médio para o alto Vale do Itajaí

Prof Gilberto e Bolsista de IC Ricardo analisando formação geológica

É comum na região do entorno da ZA, nos fundos dos vales, quedas d´água  (Cachoeira Paulista -  Alto Capivarí)

Floresta com diversas tonalidades de cores no entorno da reserva



A paisagem apresenta um mosaico de verdes, decorrente da história do uso do solo

Uma das atividades que ocorrem na região é a fabricação do carvão


Nos cemitérios os pesquisadores descobrem muita história do local
Em breve mais informações

Nenhum comentário: