"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 15 de junho de 2012

OS CONFLITOS ÉTNICOS ENTRE COLONOS E ÍNDIOS NO SUL DE BLUMENAU/SC: MEMÓRIAS


Segue o resumo do estudo:

OS CONFLITOS ÉTNICOS ENTRE COLONOS E ÍNDIOS NO SUL DE  BLUMENAU/SC: MEMÓRIAS

Por Martin Stabel Garrote
Grupos: GPHAVI  &  EDUCOGITANS
(Agencia Financiadora CAPES)  


Este artigo trata sobre uma questão indígena, enfocando conflitos étnicos na região sul do município de Blumenau, Vale do Itajaí, Santa Catarina, especificamente na localidade da Nova Rússia. Analisa o tema dos contatos étnicos Xokleng/Laklãnõ versus  imigrantes europeus. O recorte temporal corresponde ao início da colonização da região sul de Blumenau em 1830 até 1960. Neste processo o índio foi entendido como um empecilho ao processo de colonização. No processo de colonização da Nova Rússia  contatos violentos causaram mais malefícios ao povo indígena do que o indígena ao povo colonizador, demonstrado pela permanência e dominância dos colonos na região, que ocuparam todas as vargens e áreas planas da região.

Esta pesquisa possibilitou um panorama sobre a história dos conflitos entre colonos e índios na região sul de  Blumenau, também levantando dúvidas e ampliando a problemática sobre a questão indígena na região, demonstrando a necessidade de estudos sobre estes conflitos para que estes possam contribuir ainda mais com a história Xokleng/Laklãnõ, abrindo novas possibilidades de conteúdos para a educação indígena e pesquisa científica na região do Vale do Itajaí.

Palavras-Chaves: Conflitos Étnicos - Xokleng / Laklãnõ - Imigrantes Europeus - Sul de Blumenau

O texto completo pode ser acessado através do endereço (ANAIS DO IX ANPED SUL 2012):

Nenhum comentário: