"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 19 de junho de 2012

Publicado o estudo: Lageado Alto e Lageado Baixo (Botuverá, Santa Catarina): história da ocupação humana e uso da biodiversidade da Mata Atlântica de comunidades localizadas na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra do Itajaí.


Foi publicado neste mês de junho na Revista GEONORTE, edição especial os trabalhos do VII Seminário Latino-Americano de Geografia Física e III Seminário Ibero Americano de Geografia Física, contendo artigo apresentado pelo Prof. Dr. Gilberto F. dos Santos sobre a história do uso do solo e dos recursos naturais nas comunidades Lageado Alto e Lageado Baixo, entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí.




Lageado Alto e Lageado Baixo (Botuverá, Santa Catarina): história da ocupação humana e uso da biodiversidade da Mata Atlântica de comunidades localizadas na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Por: Gilberto Friedenreich dos Santos; Martin Stabel Garrote; Vanessa Dambrowski; Vanessa Nicoceli

As comunidades de Lageado Alto e Lageado Baixo situam-se no município de Botuverá, médio vale do Itajaí-Mirim (SC). A criação do Parque Nacional Serra do Itajaí, em 2004 inserem as referidas comunidades na zona de amortecimento. O objetivo é compreender a relação sociedade e natureza desde a chegada dos primeiros descendentes de imigrantes italianos na área de estudo no início do século XX até os dias atuais com os seguintes objetivos específicos:  descrever brevemente as características naturais (bióticas e abióticas) do território das comunidades; caracterizar o processo histórico de ocupação humana das comunidades; levantar os elementos extraídos da biodiversidade pelas comunidades; determinar as formas de utilização dos elementos da biodiversidade pelas comunidades; levantar as conseqüências das formas de utilização dos elementos da biodiversidade ao meio ambiente. O método de pesquisa consiste em atividades de campo (descrição da paisagem e entrevistas). A Floresta Atlântica como elemento natural foi utilizada de diversas formas: madeira na construção de casas, benfeitorias (atafonas, engenhos, serrarias, ferramentas, gamelas) e comercialização; e como lenha no abastecimento dos fogões (cozimento de alimentos e aquecimento) e das estufas de fumo. O cultivo do fumo foi incentivado por empresas de tabaco na segunda metade da década de 1940 e tornou-se a principal fonte de renda para as pequenas propriedades familiares. Ao cultivo do fumo está associado o uso de agrotóxicos, contaminando o solo e os recursos hídricos. A cultura do fumo entra em decadência a partir da década de 1990. A exploração madeireira e cultivo do fumo provocaram a redução da cobertura vegetal nativa e diminuição das espécies da fauna e flora. Para a redução das espécies da fauna também contribuiu a caça. Outras alterações são a diminuição do nível e volume dos cursos de água Os recursos naturais extraídos da floresta exerceram papel fundamental na constituição das comunidades e no desenvolvimento de atividades econômicas, que alteraram o ambiente da região. 

PALAVRAS CHAVES: Parque Nacional Serra do Itajaí, Floresta Atlântica, Botuverá, Comunidades 
de Lageado Alto e Lageado Baixo, relação sociedade e natureza.


Nenhum comentário: