"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Professor Gilberto aprova pesquisas com recursos de bolsa e financiamento PIBIC CNPq e FURB.

Divulgada essa semana listagem com os projetos de iniciação científica com recursos do CNPq e FURB através do PIBIC. O prof. Gilberto aprova duas propostas, sendo uma a desenvolver com o GPHAVI investigando a exploração do sassafrás no Vale do Itajaí.

A pesquisa: História e Memória Ambiental da Exploração e Produção do Óleo da Canela Sassafrás (Safrol) no Vale do Itajaí (Santa Catarina) conta com uma bolsa PIBIC/CNPq para alunos regularmente matriculados na FURB. Os interessados devem enviar currículo lattes para frieden@furb.br Os candidatos selecionados posteriormente serão submetidos a uma avaliação através de entrevista. Maiores informações: (47)33210496.

Conheça o resumo da pesquisa:

História e Memória Ambiental da Exploração e Produção do Óleo da Canela Sassafrás (Safrol) no Vale do Itajaí (Santa Catarina) 

Gilberto Friedenreich dos Santos

O Vale do Itajaí historicamente se caracterizou pela exploração madeireira como uma das principais atividades econômicas nos séculos XIX e XX. A exploração madeireira da mata nativa – Floresta Atlântica - teve no século XX seu auge e atualmente seu desenvolvimento depende da exploração de espécies exóticas como pinus e eucaliptus. A seleção do tema centralizado na produção do óleo da canela sassafrás (safrol) justifica-se pela sua relevância histórica, considerado um elemento marcante no patrimônio histórico-cultural local, e como uma importante atividade econômica para o crescimento de alguns municípios da região do Vale do Itajaí, sendo responsável pela forte pressão antrópica no uso da cobertura arbórea da Mata Atlântica, que contribuíram para a significativa redução da mata nativa e perda e desaparecimento de espécies da biodiversidade local. Os objetivos específicos são: a) Identificar fontes históricas, escritas e não escritas; b) Estabelecer fases da exploração e produção do safrol; c) Apontar e caracterizar as transformações tecnológicas em cada uma das fases de exploração e produção do safrol; d) Avaliar as transformações ambientais provocadas pelo processo histórico de ocupação da Mata Atlântica; e e) Contribuir para o conhecimento dos aspectos histórico-culturais e ambientais da atividade econômica. Para tanto se torna necessário identificar fontes históricas, escritas e não escritas; e saídas de campo para a realização de entrevistas com a intenção de coletar informações sobre o processo de exploração e produção do óleo, a tecnologia empregada na produção do óleo, assim como as transformações ambientais que a exploração ocasionou no Vale do Itajaí. Os resultados da pesquisa serão obtidos de levantamento de bibliografias, periódicos, relatórios de governo, censos governamentais e demais trabalhos científicos como monografias, dissertações, teses, relatórios de pesquisa, e documentos nos arquivos públicos, arquivos pessoais dos entrevistados, e outros dados que venham a enriquecer a pesquisa. o histórico de exploração e produção do óleo de sassafrás é considerado um elemento marcante no patrimônio histórico-cultural local.

Para ver a relação completa de pesquisas aprovadaos com recursos CNPq e FURB através do PIBIC acesse: http://www.furb.br/web/upl/editais/201207051732430.Resultado%20final%20divulgacao.pdf



Nenhum comentário: