"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Atlas de Justiça Ambiental online


O Atlas de Justiça Ambiental compõe inúmeros casos dos pequenos tumores que deixam o planeta doente. Existem diversos conflitos socioambientais registrados, como a contaminação do Delta do Niger pela empresa do petróleo Shell na Nigéria, das vítimas da fábrica de pesticidas de Bhonpla na Índia, a devastação florestal na Indonésia para o plantio da Palma para beneficiar seu óleo, construções que destroem povos indígenas e mortes de militantes ambientais, entre outros casos. O Projeto do Atlas de Justiça Ambiental é coordenado por Joan Martinéz Alier, da  Universidade Autônoma de Barcelona, com financiamento do Conselho Europeu de Investigações. Conta com 1746 casos registrados dos 3000 em investigação, pesquisadores na Espanha e em diversas regiões da Europa e mundo. Acessando o atlas, o pesquisador consegue ter uma vista geral, filtrando por países, ou tipos de conflitos, por empresas associadas aos problemas, e os tipos de impactos provocados. Os casos apresentados possuem documentação anexa, com explicações e fotos. Para acessar o sistema do Atlas de Justiça Ambiental clique aqui. As informações deste post fora retiradas desta fonte.

Nenhum comentário: