Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome
Mahatna Gandhi

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Bolsistas FUNDES apresentam estudo no 4º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações

Foi apresentando pelos bolsistas FUNDES 2014-15 Wilham Verner Zilz e Dilso Roecker Junior o estudo A territorialidade e as transformações ambientais nas comunidades tradicionais de pescadores da Ribeira e da Costeira – SC no 4º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.

Conforme os bolsistas pesquisadores, as comunidades pesquisadas,  Ribeira e Costeira estão localizadas no Canal do Linguado, litoral norte de Santa Catarina. A pesquisa partiu com o enfoque da História Ambiental para compreender a territorialidade das comunidades tradicionais pesqueiras e caracterizar as transformações ambientais. As percepções dos pescadores apontam períodos de extremo calor, excesso de chuvas, imprevisibilidade do tempo e aumento da incidência dos ventos como dificultadores. O território das comunidades modificou-se no decorrer das décadas, paulatinamente conforme as modificações ambientais. Destacam-se tensões e embates entre pescadores artesanais e outros setores para manter-se na atividade.








Acesse o estudo completo nos anais do evento clicando aqui.

Nenhum comentário: