"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 29 de março de 2017

Cinco razões pelas quais a economia está falhando com o ambiente e a humanidade.

O mundo entrou no Antropoceno. Nós somos hoje um "mundo grande em um planeta pequeno" onde a economia exerce uma pressão fenomenal na terra. Não existe capital natural livre. Toda a biodiversidade restante, água doce, atmosfera, recifes de coral, oceanos, florestas e manto de gelo desempenham um papel direto na regulação da estabilidade da Terra e, portanto, da economia. O problema é que nosso sistema econômico foi desenvolvido, de Adam Smith a Keynes, quando ainda éramos um "mundo pequeno em um grande planeta". Quando não havia fronteiras e a ideia da economia global afetando o planeta era vista como ridícula. Poderíamos emitir gases de efeito estufa para os oceanos livres e vazios, gratuitamente, poluir as regiões polares gratuitamente, sem arriscar que as faturas sejam enviadas da Terra. Continua....


Texto escrito por Johan Rockstrom, Diretor executivo do Centro de Resiliências de Estocolmo, Universidade de Estocolmo. Para ver o texto na integra clique aqui
O texto foi divulgado no correio SOLCHA pelo colega Guillermo Castro Herrera. 

Nenhum comentário: