"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Pesquisadores do grupo aprovam novas Iniciações Científicas pelo PIBIC

Os pesquisadores do grupo Gilberto e Nelson aprovaram pesquisas para serem realizadas por estudantes que terão uma complementação em seus estudos através da Iniciação a Ciência - IC. O objetivo das ICs é fomentar a formação de estudantes pesquisadores, auxiliar com fomento os estudos dos estudantes através do recurso de bolsa pesquisa, e desenvolver uma investigação que acresça conhecimentos científicos no projeto guarda-chuvas do GPHAVI e das linhas de pesquisa dos pesquisadores.
O pesquisador Gilberto aprovou duas pesquisas vinculadas ao GPHAVIO desenvolvimento do Vale do Itajaí-açu no século XIX numa abordagem histórica ambiental (PIBIC-CNPQ), procurará desvendar os fatores que promoveram o desenvolvimento da região de Blumenau logo no início da colônia tendo como principal fonte os relatórios econômicos produzidos pela colônia e município de Blumenau. E a pesquisa Investigando a História Ambiental e o Desenvolvimento Regional no Sul do Parque Nacional da Serra do Itajaí - SC através do acervo do Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí (PIBIC-FURB)vem a complementar o trabalho que vem sendo realizado no laboratório de organizar o acervo científico e analisar o quando esse acervo contribui para entender como ocorreu o processo de desenvolvimento regional na história das comunidades rurais que se desenvolveram na serra do Itajaí, onde hoje está o  Parque Nacional da Serra do Itajaí. Os projetos estão selecionando candidatos que serão avaliados mediante entrevista direta com os pesquisadores do grupo.
O pesquisador Nelson aprovou o projeto A tecnologia social na Universidade Regional de Blumenau: produção e disseminação deste conhecimento, analisa o papel da universidade no desenvolvimento de ações na temática das tecnologias sociais. A pesquisa aprovada pelo PIBIC-EM estará selecionando estudantes do Ensino Médio da FURB e região para contratação de bolsistas. Os interessados deverão entrar em contato diretamente com o pesquisador que realiza entrevistas de seleção. Veja os resultados PIBIC-EM aprovados em 2019 aqui. E pelo PIBIC FURB aprovou o projeto A produção e a disseminação do conhecimento sobre Tecnologia Social nas universidades do Sistema ACAFE: Perspectivas e desafios deste novo saber, para investigar o que vem sendo feito na temática das tecnologias sociais no sistema ACAFE. As pesquisas estão vinculadas ao NPDR - Núcleo de Pesquisas de Desenvolvimento Regional, grupo parceiro ao GPHAVI no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FURB.

Os resultados das pesquisas PIBIC CNPQ e FURB aprovadas podem ser consultados aqui.



Nenhum comentário: