"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Pesquisadores publicam o estudo: Território e institucionalização de Políticas Públicas: por uma regulação federal dos territórios rurais do Maranhão

Os pesquisadores do GPHAVI Alanildo Gomes Guimarães (IFMA) e Gilberto Friedenreich dos Santos (FURB) publicaram o estudo Território e institucionalização de Políticas Públicas: por uma regulação federal dos territórios rurais do Maranhão na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. O trabalho problematiza como foco central a efetividade das políticas públicas de desenvolvimento regional no estado do Maranhão. Aborda este contexto particularmente a partir dos territórios rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), analisando como a institucionalização do desenvolvimento territorial rural é fundamental para o êxito do combate a pobreza no campo. O principal objetivo é analisar a eficiência/efetividade institucional federal dos territórios rurais enquanto programa de combate a pobreza e desenvolvimento rural no Maranhão. Usou como fundamentação e prática metodológica o materialismo histórico e dialético. Defende uma regulação federal que considere as escalas regionais na execução dos territórios rurais. Para acessar o estudo completo clique aqui. Para conhecer os autores clique aqui.

Um comentário:

Lorena disse...

Nossa, certeza que irei indicar esse post para os alunos em nosso colegio zona norte sp blog genial, adorei abordagem, parabens