"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Iniciação Científica PIBIC-CNPq vai investigar a natureza e paisagem do Vale do Itajaí nas publicações da Revista Blumenau em Cadernos 1957-1960


De
 autoria do pesquisador Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos, a pesquisa de IC Natureza e paisagem do Vale do Itajaí (SC) nas publicações da Revista Blumenau em Cadernos 1957-1960 tem como objetivo analisar as publicações da Blumenau em Cadernos publicadas entre os anos de 1957 a 1960 (...), identificando informações referentes às representações da natureza e descrições da paisagem no Vale do Itajaí, que correspondam ao período histórico de 1850 até 1950. Pretende-se com a pesquisa 1) Identificar os recursos naturais explorados no bioma Mata Atlântica, suas formas de exploração e sua importância socioeconômica e cultural; 2) Descrever as mudanças na paisagem e os processos de degradação ambiental e; 3) Sistematizar e descrever os fenômenos e desastres socioambientais de natureza climática e as consequências no desenvolvimento regional no Vale do Itajaí. 

A IC está vinculada as pesquisas  A relação sociedade e natureza no  desenvolvimento do Vale do Itajaí-Açu, iniciando em 2018, e História Ambiental do Clima e o Desenvolvimento do Vale do Itajaí-Açu, iniciada em 2020, desenvolvidos por Gilberto no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, através da linha de pesquisa História Ambiental e o Desenvolvimento Regional, com financiamento da FURB. Os resultados da IC colaborarão em apontar aspectos da relação sociedade e natureza no Vale do Itajaí, possuindo desta forma uma forte conexão com as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação da FURB: Estado, Sociedade e Desenvolvimento Regional, e Dinâmicas Socioeconômicas no Território, e para as áreas de tecnologias prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) - Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável. A IC representa um primeiro passo na análise do periódico, que é de fundamental importância para compreender a História Ambiental e o Desenvolvimento Regional do Vale do Itajaí.

No desenvolvimento da atividade o estudante envolvido (estudante FURB) realizará leituras de História Ambiental, de História do Vale do Itajaí e Blumenau, e terá acesso as primeiras publicações da Blumenau em Cadernos no período de 1957 a 1960, correspondendo ao todo 36 publicações para análise em 12 meses de pesquisa. Para isso o estudante receberá do PBIC-CNPq um valor de bolsa, e as obrigações descritas no edital. O desenvolvimento da atividade será remoto-presencial, e o estudante bolsista terá a estrutura do laboratório do grupo na sala R-109 para desenvolver as atividades presenciais-remotas, contando ainda com a assessoria de orientação do historiador Dr. Martin Stabel Garrote que junto com Gilberto coordenam o grupo de pesquisa. 

Os estudantes interessados em desenvolver a IC e receber Bolsa devem cumprir com os requisitos presentes no Edital, e entrar em contato com o professor Gilberto através do e-mail frieden@furb.br enviando uma mensagem demonstrando interesse, com seus dados pessoais de contato e em anexo link para o Currículo Lattes. Estamos aguardando a aprovação da IC, e já recebendo correspondências para agendar entrevistas para contratação para esta IC, até dia 20/08/2021.

Informações Importantes
Projeto: Natureza e paisagem do Vale do Itajaí (SC) nas publicações da Revista Blumenau em Cadernos 1957-1960
Orientador: Gilberto Friedenreich dos Santos
Contato: frieden@furb.br
Programa/Bolsa: PIBIC-CNPq
Duração:12 meses - (01/09/2021 até 31/08/2022)
Dedicação: 20 horas semanais - Recebimento de Bolsa de R$400,00 p/mês (Conta em Banco do Brasil)
Atividade: Cumprir Plano de Trabalho de Bolsista do Projeto, elaborar Relatório Parcial/Final/ apresentar oralmente o estudo em evento científico (remoto ou presencial conforme contexto COVID-19), participar das atividades do grupo de pesquisa. 
Público Alvo: estudantes graduação da FURB, cursos História; Ciências Sociais; Jornalismo; Engenharia Florestal; Ciências Biológicas e estudantes interessados em pesquisa e bolsa.

Referências
Figura:
http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/blumenau%20em%20cadernos/_capas/capas%20menores/1957-1958/n.01.tomo1.1957.jpg
Informações da pesquisa:
Sistema Sipex FURB
Editais de Pesquisa FURB, disponível em:
https://www.furb.br/web/1313/institucional/editais/bolsa-de-pesquisa/13



Nenhum comentário: