"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Sociedade, Natureza e Desenvolvimento no Vale do Itajaí-Açu

F
oi aprovada a Iniciação Científica Sociedade, Natureza e Desenvolvimento no Vale do Itajaí-Açu, e ela contará com dois estudantes-pesquisadores da graduação de História da FURB, Suzana Beatriz Peters e Juliano João Nazário, que receberão auxílio de bolsa pesquisa pelo UNIEDU, Estado de Santa Catarina. A IC de autoria do pesquisador Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos está 
vinculada ao Projeto Guarda Chuva do Grupo de Pesquisa de História Ambiental do Vale do Itajaí (GPHAVI), que atua no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional de Blumenau por meio das linhas de pesquisa História Ambiental e Desenvolvimento Regional. Os resultados apontarão aspectos da relação sociedade e natureza no Vale do Itajaí-açu, possuindo desta forma uma forte conexão com as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação da FURB: Estado, Sociedade e Desenvolvimento Regional, e Dinâmicas Socioeconômicas no Território. 

Segue o resumo do Projeto de IC aprovado e em desenvolvimento pelos estudantes-pesquisadores bolsistas:

Desde o início do processo de colonização do Vale do Itajaí a natureza tem influenciado a ocupação e desenvolvimento da região. E o clima é um dos elementos da natureza que tem se revelado dinâmico e complexo, que viabiliza o seu estudo em duas abordagens. A primeira o clima pode atuar de forma positiva ou negativa na sociedade, ou seja, pode condicionar o desenvolvimento ou uma crise. A segunda abordagem trata da questão da adaptação às novas e diferenciadas condições ambientais aqui encontradas pelos imigrantes europeus. A investigação histórica das cartas dos imigrantes europeus e dos registros e relatos dos viajantes, e dos relatórios do Dr. Blumenau são importantes fontes de informações sobre os elementos do clima e os fenômenos a ele associados que são frequentemente citados ao interferirem no cotidiano e desenvolvimento da Colônia Blumenau. Os registros sobre o clima do Vale do Itajaí no século XIX estão dispersos em diversos documentos. O objetivo geral é analisar a história ambiental do clima do Vale do Itajaí-açu desde a colonização europeia (segunda metade do século XIX) até o início do século XX e a influência no desenvolvimento econômico, político e social. Os objetivos específicos são: 1) Levantar e analisar dados e informações sobre os elementos do clima; 2) Sistematizar e descrever os fenômenos e desastres socioambientais de natureza climática (impactos negativos do clima) e as mudanças nos processos econômicos, políticos e sociais registrados pelos viajantes, imigrantes e Dr. Blumenau; 3) Sistematizar e descrever o clima como elemento condicionador no desenvolvimento da região (impactos positivos do clima) registrado pelos viajantes, imigrantes e Dr. Blumenau; 4) Identificar e descrever as impressões dos viajantes, imigrantes e do Dr. Blumenau sobre as condições climáticas e sua influência na adaptação dos imigrantes. A pesquisa a ser realizada será de caráter histórico descritiva, com fontes documentais e bibliográficas, utilizando como base materiais disponíveis em arquivos históricos e bibliotecas da região, e internet. O projeto de pesquisa está associado ao conhecimento produzido pela História Ambiental que tem muito a contribuir com os temas dos fenômenos climáticos, desastres socioambientais, da vulnerabilidade e sobre o risco das sociedades.

Maiores informações com Gilberto frieden@furb.br 

Nenhum comentário: