"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

domingo, 25 de julho de 2021

Uma História do Brasil pelo olhar dos viajantes

O programa "Brasil no Olhar do Viajantes" é uma produção do jornalista João Carlos Fontoura, autor de diversos documentários realizados na TV Senado. Neste documentário, uma série com quatro capítulos, ele apresenta através de sua pesquisa e entrevista com historiadores a imagem que os viajantes construíram sobre o Brasil, influenciando a formação da Europa, e que até hoje influência o próprio brasileiro na sua construção nacional. 
Perguntas como: "O que nos define como brasileiros? Nossa alegria? Nosso “jeitinho”? Nossa cordialidade?" São construções decorrentes das interpretações dos olhares desses viajantes, cheias de interferências religiosas, políticas, capitalistas, e das interpretações/conceitos construídos a respeito de nos! 

"A imagem do Brasil perante o mundo e entre os próprios brasileiros pode ter sua origem nos relatos de estrangeiros que vieram para o país séculos atrás. O Brasil é formado por muitos Brasis. Já foi Pindorama, português e também espanhol, francês e holandês" 
(TV SENADO).

É um material rico em informações e que apresenta em 232 minutos, divididos em 4 episódios uma História do Brasil pelo olhar dos viajantes. É um pontapé inicial para o estudo do tema. Se você tem interesse em pesquisar História Ambiental do Brasil, o material apresenta uma introdução, e até mesmo um guia referencial para inicio da pesquisa. Professor, o material também é didático, e pode ser trabalhado em aulas de História. Estudante e interessado, o material ajuda nos estudos sobre nossa História, saber mais sobre do porque dos problemas que temos hoje em nosso país, ou até, usar o material para se preparar para desafios como o ENEM e vestibulares. 
Assista a seguir o material que disponibilizamos através dos links:

Episódio 1

Episódio 2
https://youtu.be/qjKGpUu3Zi8

Episódio 3
https://youtu.be/xEKr4jOoa4A

Episódio 4


Referências:
01 https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/home/noticias-1/releases/2016/07/brasil-no-olhar-dos-viajantes-nova-serie-da-tv-senado
02 https://filmow.com/brasil-no-olhar-dos-viajantes-t217383/

Nenhum comentário: