"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Como começar a fazer História Ambiental?

Uma boa maneira de começar os estudos, projetos e pesquisas, e produção de conhecimento na área da  História Ambiental, é conhecer o numero 8 do volume 4 da Revista Estudos Históricos de 1991 Na publicação denominada de História e Natureza, estão presente estudos considerados pioneiros/clássicos, e que ensinam como pode ser feita a História Ambiental. Eles dão uma boa base inicial: A história ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa, de José Augusto Drummond, e Para fazer história ambiental de Donald Worster.  São publicações que marcaram a história da História Ambiental no Brasil e que são muito citadas nas publicações decorrentes da expansão da área no país. Além esses estudos, no número você encontrará textos de Mary Louise Pratt, Antonio Carlos Robert Moraes, Lívia Barbosa, Stephen Greenblatt, e do historiador estadunidense brasilianista, e reconhecido como um dos pioneiros da área da História Ambiental no Brasil, Warren Dean! Vale muito a pena conferir, veja o número completo clicando aqui.

Nenhum comentário: