"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

O papel da História Ambiental?

Se o papel do Historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer! A História Ambiental tem um papel importante na educação para um futuro "quizá" mais sustentável que hoje. A História Ambiental como uma forma de "praticar a Ciência História", possui as particularidades do ofício do historiador, mas com uma maior versatilidade transdisciplinar, integrativa. Com isso ela pode revolucionar a forma como se produz o conhecimento histórico, e a forma como esse conhecimento se insere nas revoluções sociais. É uma abordagem teórica e metodológica que integra os conhecimentos numa abrangência “planetária”, como afirma Edgar Morin em sua obra Terra Pátria, e em muitas outras. O historiador ambiental deve lembrar a sociedade sobre as consequências do seu modelo de vida, dos problemas ocasionadas pelas escolhas de ordenamento econômico, do uso da natureza como recurso econômico, pois não somos o único ser vivo que vive na Terra, e a vida e seu pleno funcionamento necessita de uma complexa relação, interação e de interdependência. Vivemos no Antropoceno, e a produção do conhecimento deve estar atenta a isso! E a História Ambiental segue esse percurso...

Nenhum comentário: