"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Palestra História Oral: história, pesquisas e experiências com Marcos Fábio Freire Montysuma

Esteve no dia 15/02 o Historiador, pesquisador e professor Dr. Marcos Fábio Freire Montysuma, apresentando a palestra “História Oral: história, pesquisas e experiências” para os novos historianos da graduação de História da FURB.
O Prof. Marcos apresentou um breve histórico da história oral, partindo desde a Grécia ao dias atuais com as experiências da Fundação Getúlio Vargas, e suas pesquisas na Floresta Amazônica. Sugeriu autores para fundamentação sobre memória e sobre história oral. Deixou claro o papel da memória no processo de aceitação da História Oral na História e como uma fonte para pesquisas históricas. Com isso os calouros e demais acadêmicos que participaram ganharam um panorama sobre a área e tiraram dúvidas acrescendo experiência e conhecimento.

Nenhum comentário: