"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Palestra com Paulo Henrique Martinez na FURB

     Gostaríamos de convidar toda a comunidade de Blumenau e região para participarem da palestra Título: A natureza do museu: história ambiental, acervos e coleções – proferida pelo Historiador Paulo Henrique Martinez. A palestra ocorrerá dia 23/03 das 20:30 as 22:00 no auditório do Bloco T, Universidade Regional de Blumenau. A palestra integra o evento Ciclo de Palestras Arquivos e Museus: pesquisa, montagem e armazenamento que ocorre na semana de 21 a 25 de março. Ver o blog: (http://arquivosemuseus.blogspot.com/).


     O historiador Paulo Henrique Martinez possuí Livre-Docência em História Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (2010), Doutor em História Social (1999) e Graduado em História (1988) pela Universidade de São Paulo. Em 2006, realizou programa de pós-doutorado no Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Desde 2001 é professor no departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Em 2003, organizou naquele departamento o Laboratório de História e Meio Ambiente. Foi professor visitante na Universidade Nacional de General Sarmiento, Argentina (2009), e na Universidade de Salamanca, Espanha (2006). Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão cultural em História Ambiental, História Política e de apoio ao caráter público de instituições museológicas.

    Paulo é autor de diversas produções, entre elas os livros:



- MARTINEZ, Paulo Henrique . A dinâmica de um pensamento crítico: Caio Prado Jr (1928-1935). 1. ed. Sâo Paulo: Editora da Universidade de Sâo Paulo, 2008. v. 1. 333 p.



- MARTINEZ, Paulo Henrique (Org.) . História ambiental paulista. 1. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007. v. 1. 304 p.



- MARTINEZ, Paulo Henrique . História Ambiental no Brasil: pesquisa e ensino. São Paulo: Cortez Editora, 2006. v. 3000. 120 p.



- MARTINEZ, Paulo Henrique (Org.) ; CATANI, A. M. (Org.) . Sete ensaios sobre o Collège de France. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 119 p.



- MARTINEZ, Paulo Henrique (Org.) . Florestan ou o sentido das coisas. 1. ed. São Paulo: Boitempo/Centro Universitário Maria Antonia-USP, 1998. v. 1. 263 p.



    Algumas de suas obras estão em nossa Biblioteca da FURB para consulta. Para ver o currículo lattes de Paulo clique aqui.


A presença e palestra de Paulo Henrique Martinez enriquecerá as atividades do GPHAVI, pois possibilitará aos seus pesquisadores acadêmicos de história novos panoramas sobre pesquisas com a temática ambiental e na área de museus e acervo. Além disso, incluí o GPHAVI na rota da História Ambiental uma vez que Paulo faz parte do comitê científico e é representantes no Brasil da Sociedade Latino Americana e Caribenha de História Ambiental.


Os interessados em participar da palestra (que é gratuita) deverão fazer a inscrição no evento Arquivos e Museus: pesquisas, montagem e armazenamento pelo blog http://arquivosemuseus.blogspot.com .


Vale ressaltar que as inscrições são limitadas.


Maiores informações no GPHAVI – Telefone (47) 3321 0496.

Nenhum comentário: