"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sábado, 3 de março de 2012

A mineração no Vale do Itajaí é tema de reportagem no programa Expressão da FURB TV

A mineração na Blumenau do passado vem sendo tema de reportagem do programa expressão da FURB TV. Na sexta feira 2 de março, o programa apresentou a história da mineração na Nova Rússia, entre os cientistas entrevistados esteve a pesquisadora e historiadora Marcela Adriana Grandi do GPHAVI .

Segundo Grandi, a comunidade da Nova Rússia tem como característica natural ser/estar localizada numa grande vargem no alto Garcia, e que foi colonizada, tendo como fator motivador, a existência de minérios. Devido à descoberta de minérios no século XIX, grupos de russos passaram a ocupar essa região no início do século XX. A presença desses russos está registrada nas lápides do cemitério da Nova Rússia e na memória de seus moradores. Devido à mineração as primeiras estradas da região foram abertas facilitando entrada e a saída da produção e mão-de-obra, dando inicio à exploração madeireira. A mineração na região estimulou a vinda de colonos que acreditavam na oportunidade de enriquecer com a mineração e a exploração da madeira. Sempre se procurou ouro, e deste material precioso pouco foi encontrado. Foram explorados 12 tipos de minérios, principalmente Prata, Cobre, Pirita e Quartzo Branco. Contatou-se ainda que a colonização da região se deu em razão das minas ali existentes e da infinita possibilidade de lucro com os minérios ali explorados. Tal percepção nos remete a intensa corrida pelo ouro que permeia toda a história da ocupação territorial brasileira, onde povos vindos de várias partes da Europa avançam sobre o território brasileiro em busca de riquezas minerais possíveis de exploração.

É importante porem destacar que a exploração mineral acarretava uma série de outras influências antrópicas em razão de seu funcionamento. Como exemplo, podemos citar a extração de madeira para abertura de novas estradas que facilitassem o escoamento dos minerais e até mesmo a poluição dos rios com os produtos utilizados para extração do minério da rocha. 

Alem disso o processo de exploração mineral acarretou uma profunda alteração na paisagem local. Sendo assim a atividade mineradora esta intrinsecamente relacionada ao ambiente e desta forma promove diversas alterações no ambiente.



O programa expressão apresenta essa série nas sextas-feiras as 21:00 horas no canal FURB TV. Serão exploradas outras duas localidades com histórias de mineração, acompanhem os programas nos dias 09 e 16 de março. Estaremos postando no blog, assista aqui!

A seguir alguns endereços com mais informações sobre a mineração na Nova Rússia:










Nenhum comentário: