"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

domingo, 25 de março de 2012

Dossiê de História Ambiental da Revista Esboços - UFSC


Está disponível o v.18, n. 25 de 2011 da Revista Esboços do Programa de Pós Graduação de História - UFSC. Neste número são divulgados estudos dos principais historiadores ambientais que pesquisam em Santa Catarina: Eunice Sueli Nodari, Jó Klanovicz, Sílvio Marcus de Souza Correia, Ancelmo Schörner, Miguel Mundstock Xavier de Carvalho, entre outros historiadores e pesquisadores da área da História Ambiental, pesquisadores atuantes e que militam com seus estudos engradecendo a área.


Segue os links para acessar os artigos:

História da paisagem e paisagens sem história: a presença humana na Floresta Atlântica do Sudeste BrasileiroPDF
Rogerio Ribeiro de Oliveira, Carlos Engemann9-31
Os fatores do desmatamento da Floresta com Araucária: agropecuária, lenha e indústria madeireiraPDF
Miguel Mundstock Xavier de Carvalho32-52
Migrantes no faxinal e migração de faxinalenses: territórios e povos tradicionaisPDF
Ancelmo Schörner, José Adilçon Campigoto53-72
Colonos ervateiros: história ambiental e imigração no Rio Grande do SulPDF
Marcos Gerhardt73-95
Unidades de Conservação de Proteção Integral: solução para a preservação? Floresta com Araucárias em Santa CatarinaPDF
Eunice Sueli Nodari96-117
Modernismo agrícola e cultivo de macieiras: uma história ambiental da “correção da natureza” em Fraiburgo, BrasilPDF
Jó Klanovicz118-141
Meio ambiente e saúde pública: a urbanização de Nossa Senhora do Desterro no século XIXPDF
Susana Cesco142-163
Caça e preservação da vida selvagem na África colonialPDF
Sílvio Marcus de Souza Correa164-183


Revista Esboços - ISSN 1414-722x ISSN eletrônico 2175-7976 Florianópolis - SC - Brasil


Clique aqui para ir direto ao site da revista

Nenhum comentário: