"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dia 24 é comemorado o dia nacional do café

Dia 24 de maio é o dia Nacional do Café. A data foi pensada a partir da importância que o grão representou em nossa história. O Brasil teve em sua história diversos ciclos econômicos, o café representou um dos mais importantes ciclos e foi carro no processo de industrialização e da república no país. O café já foi considerado o ouro preto do Brasil, mas não podemos esquecer que seu processo de produção também provocou enorme impacto ambiental e redução da cobertura florestal.
Sua presença no Brasil é registrada desde o século XVII, e foi na região central do país para o sul que a planta se adaptou. O café foi um dos produtos da cultura humana que mais afetaram a floresta Atlântica. Sua presença deixou um legado de inúmeras cicatrizes e forte influência na caracterização da paisagem atual.

Debret destacando o café
A história do café é tratada por diversos autores nacionais e extrangeiros. Passou a ser foco nas produções de Debret, Saint-Hilaire, Rugendas, Davatz, Tschudi, Ribeyrolles, Victor Frond,  Zaluar e Smith, viajantes e escritores que registraram fatos sobre a cultura do café no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Na literatura algumas obras possuem como cenário fazendas de café, demonstrando algumas particularidades, mesmo sendo ficções, como nas diversas histórias contadas por José de Alencar.

Na literatura sobre o café  uma boa história é o romance de Luiz da Silva Alves D’ Azambuja "O capitão Silvestre e Frei Veloso", uma história que demonstra a transição da produção de cana-de-açucar pelo café em 1774. Também não podemos deixar de destacar o que Monteiro Lobato nos deixou em "A Onda Verde", em 1921, história que conta sobre o avanço das lavouras do café sobre as matas até então intactas, e os problemas sociais de ocupação do solo e da epopeia do café.

Selo comemorativo da cidade de Jahú-SP
Saindo da literatura e indo a fontes oficiais, Affonso E. Taunay nos deixou a obra História do Café no Brasil, escrita em volumes, apresenta a história do café desde sua origem, chegada no Brasil, processo de adaptação, formação das lavouras e desenvolvimento. Um livro que não pode faltar em uma pesquisa sobre o café é o de Ana Luiza Martins "História do Café". Nele a autora traça um histórico completo sobre o produto, sua biologia, aculturação pelo homem até adentrar em nossa história, enfatizando o seu período de auge na influência do desenvolvimento do país.

Dentro do espectro da historia ambiental, na escola estadunidense, uma das principais obras que contribui sobre sua história processo de produção no Brasil é o estudo do historiador norte americano Julian Stanley Stein, denominado Vassouras: a plantation society, 1850-1900: a study of change in XIXth century Brasil tese de seu doutorado nos anos 50 em Harvard. No estudo de Stein além de tratar sobre a história do café e sua relação com o Brasil, descreve como a cultura do café alterou a vida das pessoas e estas passaram a depender dessa cultura em Vassouras.  Outro estudo que merece destaque e bem mais recente é a obra de Clarence e Topik denominada The global coffee economy in Africa, Ásia and Latin American, publicado pela Cambridge University em 2005. O café também é retratado pelo historiador Waren Dean, em sua obra A ferro e fogo: história e a devastação da floresta atlântica brasileira, esfatizando o quanto seu processo de exploração beneficiou a economia, mas prejudicou o desenvolvimento e ecologia de umas das principais florestas do mundo.

Mapa da cultura do café
Sobre a história do café no Brasil, o Ministério da Educação e Cultura em 1958 lançou o documentário: O Café: história e penetração no Brasil. O documentário apresenta informações sobre trajetória do café no Brasil, o plantio, a colheita, o beneficiamento, o transporte, a distribuição e o consumo. Aspectos da cidade de Ribeirão Preto, pioneira no cultivo da planta, e o Museu do Café Francisco Schmidt com relíquias, miniaturas de veículos de tração animal, bustos e esculturas de personagens ligadas ao universo cafeeiro: negros escravos, imigrantes italianos e alemães, e fazendeiros históricos. Mapas animados demonstram o percurso do café, da origem africana passando pela Ásia, Europa, América Central e chegando ao Brasil. Queimadas e plantações de café. Na cidade de Resende, herma em homenagem a Luiz Pereira Barreto, introdutor do café bourbon no país. Casarões, fazendas e plantações do Vale do Paraíba. As formas primitivas do beneficiamento do café: pisoteamento de grãos, monjolos hidráulicos e de tração animal, e pilagem manual. O transporte por muares em percursos longos e acidentados. A locomotiva "Baroneza", pelo Barão de Mauá, a primeira utilizada para o escoamento do café. A cidade de Campinas e as rodovias para o litoral. O porto de Santos e os navios carregados com sacas de café por guindastes e pelo trabalho dos estivadores. Animação demonstra a penetração do café no estado de São Paulo e sua posterior expansão para o sul de Minas Gerais e o norte do Paraná. Etapas do cultivo do café: o preparo das mudas; os cuidados no plantio e na disposição dos cafezais; o combate às pragas com a pulverização aérea; os eventuais estragos da erosão e da geada; irrigação por aspersão; e a floração dos cafezais. Homens, mulheres e crianças trabalham na colheita. O transporte dos grãos por canaletas até os terreiros onde trabalhadores, com o uso de rodo ou de animais, espalham o produto para uma secagem uniforme. A colheita do café extrafino: o especial cuidado na escolha do fruto; o maquinário que retira a poupa e peneira o café; a lavagem do produto em tanques; o transporte e o processo de secagem. As máquinas brasileiras de beneficiamento e o trabalhado feminino na escolha do café. A classificação de grãos, espécies e tipos como o moca, moquinha, bourbon, despolpado e o maragogipe. As estações de rebeneficiamento e o ensacamento mecanizado. A fiscalização do Instituto Brasileiro do Café na coleta de amostras e em testes de aroma e degustação. Mapa demonstra a exportação do café brasileiro para os mercados do mundo inteiro. O trabalho no embarque das sacas nos portos. A torrefação doméstica e industrial e o empacotamento do Café Palheta em pó. Instruções domésticas para a conservação e a receita de preparo do café O movimento de consumo da bebida em balcão de bares. O centro desenvolvido da cidade de São Paulo, reflexo do poder econômico do café.



Na história ambiental brasileira, o Rio de Janeiro é um dos palcos de importantes estudos sobre a história da floresta, assim como também foi influenciada a história da cidade pelo ouro preto. No Rio de Janeiro o café deixou muitas marcas na paisagem, é o que afirma os estudos de José Augusto Drummond "O jardim dentro da maquina: breve história ambiental da floreta da Tijuca", que realiza um histórico da floresta e aponta que no século XIX a cobertura florestal da floresta da Tijuca havia sido substituída pelo café. Sobre o tema das florestas José Augusto Pádua, Rogério de Oliveira e muitos outros vem produzindo estudos que possibilitam o panorama da história ambiental do Rio de Janeiro, e o café apresenta-se como um ator nas conexões da história.


Segue documentário do Programa Expedições tratando sobre os 50 anos do Parque Nacional da Floresta da Tijuca do RJ, região que teve a floresta atlântica explorada com a finalidade do plantio do café:


Outro programa De lá pra cá da TV Brasil, a floresta da Tijuca é enfatizada, assim como sua história ambiental. O documentário é dividido em duas partes:




Para saber mais sobre os assuntos Café, História Ambiental, consultar:

Historiografia do café: sugestão de percurso, de Ana Luiza Martins

A cultura do café e a degradação ambiental na Serra Fluminense oitocentista, de Mauro Leão Gomes

Assim como as obras e fontes citadas na reportagem.
(MSG)

Nenhum comentário: