"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 29 de maio de 2012

Construindo a História Ambiental da Estrada de Ferro Santa Catarina: investigando a história da ferrovia em Blumenau-SC.


Vítoria Abreu é estudante de história desde 2010 e ingressou no GPHAVI como bolsista de Iniciação Científica no mesmo ano realizando um levantamento de fontes para a pesquisa da História Ambiental da Estrada de Ferro Santa Catarina. Depois em 2012 participou de outra pesquisa de IC que investiga a História Ambiental da mineração no Vale do Itajaí, realizando investigações sobre o cal e ouro em Botuverá-SC. Hoje realizada sua 3º IC investiga as impressões sobre o meio ambiente nas cartas entre Blumenau e Alemanha. Nesta publicação do blog replicaremos o artigo resumo Construindo a História Ambiental da Estrada de Ferro Santa Catarina: investigando a história da ferrovia em Blumenau-SC, que foi apresentado na V Mostra Integrada de Pesquisa Ensino e Extensão, realizada em setembro de 2011.

Construindo a História Ambiental da Estrada de Ferro Santa Catarina: investigando a história da ferrovia em Blumenau-SC.  

A presente pesquisa trata do tema da História Ambiental da Estrada de Ferro Santa Catarina e investiga a história da ferrovia do trecho entre Blumenau e Warnow (Indaial) no Estado de Santa Catarina. A pesquisa teve como objetivo compreender os motivos da instalação da estrada de ferro, como foi seu processo de construção, seus usos, enquanto meio de transporte, e as ações antrópicas desses processos no meio ambiente.
Figura 1: Estação Ferroviária em Blumenau. Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

Figura 2: Construção da estação de IItoupava Seca em 1908. Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento de dados bibliográficos sobre a história da cidade de Blumenau, a respeito da construção da Estrada de Ferro Santa Catarina, e sobre história Ambiental.     Foram utilizadas como fontes documentais: Fotografias antigas do tempo da construção da Estrada de Ferro que apontam o processo de construção e a relação da EFSC com o meio ambiente. Utilizaram-se também relatórios do município de Blumenau, artigos de jornais, a revista Blumenau em Cadernos, e bibliografia sobre o tema.

Figura 3: Trecho em construção da Estrada de Ferro. Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

Figura 4: Construção do trecho final da EFSC até Hansa - 1909.   Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
A construção da estrada de ferro em Blumenau influenciou o desenvolvimento econômico da colônia, mas também provocou um impacto ao ambiente diretamente, através de sua construção, alterando o ambiente conforme avançava os trilhos, interligando os núcleos coloniais com estações. E indiretamente, com o avanço demográfico que gerava em seus pontos de parada e abastecimento, e com a possibilidade de transportar mercadorias e matéria prima cada vez em maior quantidade, favoreceu o aumento de áreas exploradas, e com isso aumentando o impacto ao meio ambiente.

Figura 5: Estação Ferroviária em Blumenau. Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

A ferrovia agilizou o transporte de produtos produzidos na colônia e com esta agilidade poderia se produzir mais, para produzir mais era necessárias mais terras para o plantio e criação, então mais florestas eram derrubadas. Durante a construção da ferrovia a madeira era utilizada na própria construção, como lenha para a locomotiva, ou vendida. Após o seu funcionamento no trecho, além das áreas exploradas de interesse social, matas foram derrubadas para a produção de carvão para a manutenção dos trilhos, e energia das locomotivas.
A Estrada de Ferro Santa Catarina teve importante papel para o desenvolvimento dos núcleos coloniais do Vale do Itajaí. Ela trouxe tantos benefícios para a cidade, e simultaneamente foi favorecendo o uso do espaço e da natureza para a exploração econômica, gerando uma nova configuração do meio ambiente.

Para citar esse artigo a referência é:

ABREU, Vitória ; SANTOS, Gilberto Friendenreich dos ; GARROTE, M. S. ; DAMBROWSKI, Vanessa . Construindo a história ambiental da Estrada de Ferro Santa Catarina: investigando a história da ferrovia em Blumenau-SC. In: Anais da 5º Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão. Blumenau : Editora da FURB, 2011. v. 17. p. 107-107.


Nenhum comentário: