"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 28 de maio de 2012

FURB recebe Fórum Permanente de Prevenção de Desastres

Segue notícia divulgada no síte da FURB:


"Discutir as demandas e as expectativas locais em relação à prevenção de desastres. Para isto foi criado o Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí. Em quatro oportunidades neste ano, prefeitos, legisladores e técnicos dos municípios se reúnem para a construção de soluções conjuntas. O primeiro encontro acontece das 9h às 17h desta quarta-feira (30/5), no Auditório do Bloco J, Campus 1 da FURB, e abordará os sistemas de alerta e previsão de inundações existentes na bacia, como também as medidas adotadas pelos municípios. 
O objetivo é discutir sobre equipamentos, estratégias e sistemas de previsão, além de conhecer as iniciativas e expectativas locais. Dirceu Severo, doutor em Metereologia e professor da FURB - onde faz parte do Centro de Operação de Sistema de Alerta (CEOPS) -, e Masato Kobiyama, doutor em Engenharia Florestal e professor da UFSC, irão palestrar sobre sistemas de alerta e previsão de chuvas.
Para esse primeiro debate, municípios e as três associações de municípios da bacia - Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) - foram convidados a apresentarem suas práticas e propostas. As Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), Conselho Estadual de Recursos Hídricos, a Secretaria de Estado de Defesa Civil; e o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) também estão convidados.
AGENDA
O segundo Fórum Permanente de Prevenção de Desastres está previamente agendado para 5 de julho em Itajaí. Os outros dois encontros acontecerão em Ibirama e Brusque, sem datas definidas até o momento.
O FÓRUM
O fórum é uma parceria da FURB e do Comitê do Itajaí, com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina (UDESC/Campus Ibirama). Sua criação, segundo o Comitê do Itajaí, foi motivada pelas ações isoladas e desarticuladas que municípios e o estado vêm desenvolvendo neste sentido mesmo após as tragédias de 2008, quando foi criado o Plano Integrado de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD) – que tinha entre suas missões a integração das cidades e a participação da sociedade na busca e implementação de soluções."
SERVIÇO
O que: Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí
Quando: 30 de maio de 2012
Horas: 9h às 17h
Onde: Auditório do Bloco J, Campus 1 da FURB, em Blumenau


Notícia elaborada por: Fagner da Rosa (estagiário) 

Nenhum comentário: