"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

A música e a História Ambiental

Analisar músicas pela lente da História Ambiental é explorar as relações entre sociedade, ambiente e suas transformações ao longo do tempo, utilizando composições musicais como fontes de compreensão das interações entre humanos e o meio ambiente. Um bom caminho para realizar estudos de História Ambiental ad música é a musica popular brasileira. A música popular brasileira oferece um vasto campo de estudo para essa abordagem, permitindo-nos compreender não apenas as paisagens naturais, mas também as experiências e percepções das pessoas em relação ao ambiente.

Escuta e observa essa música:




Através da música, é possível observar a representação de diferentes ambientes, suas condições e as influências desses contextos na vida das comunidades. Por exemplo, obras como "Cálice", de Chico Buarque e Milton Nascimento, utiliza metáforas e simbolismos que remetem à degradação social e ambiental, transmitindo a sensação de opressão e sufocamento vivenciada na época.

Escuta e observa essa música:




Neste exemplo da obra de Caetano Veloso, "Sampa" retrata a transformação da paisagem urbana de São Paulo. A canção revela a dualidade entre a natureza e a urbanização crescente da cidade, evidenciando como essas mudanças afetaram não apenas o ambiente físico, mas também a identidade e as relações das pessoas com o espaço.

Escuta e observa essa música agora!



A música nordestina também oferece um rico campo para análise. Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", em suas composições, frequentemente abordava as condições climáticas adversas do sertão nordestino. Em músicas como "Asa Branca", ele retrata a seca como uma realidade marcante na vida do povo sertanejo, revelando os desafios enfrentados em meio à escassez de água e à devastação da paisagem.

Essas músicas são reflexos das experiências humanas em relação ao ambiente, permitindo-nos compreender não apenas as condições naturais, mas também as interações sociais, políticas e econômicas que moldam e são moldadas pelo ambiente. Através da análise das letras, melodias e contextos históricos das músicas populares brasileiras, é possível desvendar narrativas ambientais e compreender como as mudanças no meio ambiente influenciam e são influenciadas pelas sociedades ao longo do tempo.

Nenhum comentário: