"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Poética Ambiental: Explorando a Natureza na Poesia Brasileira e sua Relevância na História

A História Ambiental é uma área que busca compreender as interações entre sociedade e natureza ao longo do tempo. Ao estudar poesia dentro desse campo, ela se revela uma ferramenta rica para entender não apenas a visão estética e emocional do mundo natural, mas também as relações culturais, sociais e históricas que as pessoas mantiveram com o ambiente.

A poesia, como expressão artística, muitas vezes reflete a cosmovisão de uma sociedade em relação à natureza. No contexto da História Ambiental, ela pode ser analisada para revelar como as pessoas percebiam, interagiam e interpretavam o meio ambiente em diferentes épocas.

Na literatura brasileira, há exemplos marcantes de poesia que abordam temas ambientais, como a relação entre o homem e a natureza, a beleza dos ecossistemas, as transformações do ambiente natural e as reflexões sobre a degradação ambiental.

Um exemplo clássico é o poema "Canto de regresso à pátria", de Oswald de Andrade. Neste poema, há uma forte conexão com a natureza, com a descrição de paisagens brasileiras e a relação do eu lírico com a terra, expressando uma identidade nacional que se conecta ao ambiente.

Canto de regresso à pátria

Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase que mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo.

(in Poesias Reunidas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1971.)



Na frase "Minha terra tem palmares", Oswald de Andrade, revela uma relação intrínseca entre a identidade do sujeito lírico e a conexão emocional com a terra e o espaço geográfico. Na perspectiva da História Ambiental, essa peça poética pode ser analisada de várias maneiras. Em primeiro lugar, a expressão "Minha terra" ressalta a relação pessoal e emocional do sujeito com o local de origem, destacando elementos naturais e sociais que se destacam na memória afetiva, como palmares, mar, pássaros e rosas. Esses elementos são componentes do ambiente natural, que são significativos na construção da identidade.

A ênfase no contraste entre os passarinhos locais e os "de lá" ressalta uma idealização do ambiente natural do lugar de origem, demonstrando uma percepção de superioridade ou nostalgia em relação às características naturais que o poeta associa ao seu "lar".

A menção a "mais ouro", "mais terra" e a busca por "progresso" pode ser interpretada como uma aspiração por desenvolvimento, progresso material e social, características frequentes na história de São Paulo, uma cidade marcada por uma rápida transformação urbana e industrial no período em que o poema foi escrito.

A expressão "não permita Deus que eu morra / Sem que volte pra São Paulo" evidencia um forte desejo de retorno ao local de origem, enfatizando o vínculo emocional e afetivo com esse ambiente.

Na análise pela perspectiva da História Ambiental, esse poema revela não apenas a relação íntima do sujeito com a terra e a natureza, mas também reflete aspectos da relação entre indivíduo e espaço geográfico, destacando como as experiências pessoais são moldadas e influenciadas pelo ambiente natural e pelo contexto histórico-social.

Outro exemplo e dica para estudos de História Ambiental com poemas que deixo aqui é a obra de Carlos Drummond de Andrade, especialmente em poemas como "Mãos dadas" e "O Lutador". Apesar de não serem especificamente voltados à natureza, eles retratam a conexão do homem com o mundo ao seu redor, onde o ambiente natural muitas vezes é um pano de fundo das reflexões sobre a existência humana. Que rico né?

Através da análise dessas poesias e de outras obras literárias, os historiadores ambientais podem identificar percepções, valores e práticas relacionadas à natureza em diferentes momentos históricos. Essas análises revelam não apenas as mudanças na visão da natureza ao longo do tempo, mas também como essas percepções influenciaram as interações humanas com o ambiente, auxiliando na compreensão da história ambiental de uma sociedade.

Nenhum comentário: