"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sábado, 27 de janeiro de 2024

Resgatando a História Ambiental da Mata Atlântica no entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia no século XX.

🌿📽️ Episódio 01 - Resgatando a História Ambiental da Mata Atlântica no entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia no século XX.

Estamos entusiasmados em compartilhar o primeiro episódio deste documentário especial! O vídeo, uma reprodução de uma incrível pesquisa de Iniciação Científica realizada em 2005 por Martin Stabel Garrote, estudante de História, e Gilberto Friedenreich dos Santos, professor orientador do Departamento de História e Geografia da FURB - Universidade Regional de Blumenau. Esta pesquisa recebeu suporte do PIPe - Programa de Incentivo à Pesquisa na FURB, com recursos de Bolsa de Iniciação Científica pelo Art. 170 da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

Esse documentário é parte do Projeto de Extensão: "Iniciações Científicas do GPHAVI", um esforço para divulgar as pesquisas em História Ambiental realizadas desde 2004 pelo GPHAVI - Grupo de Pesquisa de História Ambiental do Vale do Itajaí na FURB. As Iniciações Científicas envolvem estudantes da FURB, cujos estudos são apresentados na MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. A produção dos bolsistas resulta em relatórios, artigos e resumos que são exibidos como pôsteres no evento. Nosso canal visa divulgar essas valiosas produções. Estaremos utilizando imagens e informações desses pôsteres/pesquisas para criar pequenos vídeos no formato de documentários.

Esse projeto é coordenado pelo pesquisador do grupo, Martin Stabel Garrote, desde 2020, e representa um esforço contínuo para trazer à luz a rica história ambiental da região. 
Assista aqui:




Em breve novos episódios!

Nenhum comentário: