"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Pesquisadora do GPHAVI analisa paisagem da bacia do Itajaí-Açu para conservação














A bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu é uma das mais importantes do estado de Santa Catarina, abrigando uma rica biodiversidade e sendo essencial para o abastecimento de água, energia e transporte da região. No entanto, a bacia também é afetada por diversos processos de degradação, como a fragmentação da paisagem, que pode levar à perda de biodiversidade e à redução da capacidade de resiliência dos ecossistemas.

Neste contexto, a pesquisadora do GPHAVI, Dra. Vanessa Dambrowski, publicou um artigo na revista do Departamento de Geografia da USP, no qual analisou a paisagem da bacia do Itajaí-Açu utilizando a Ecologia da Paisagem. A Ecologia da Paisagem é uma área de pesquisa interdisciplinar que estuda a interação entre os diferentes elementos da paisagem, como a vegetação, o solo, a água e a ocupação humana.

No artigo Análise da ecologia da paisagem da bacia hidrográfica do Rio Itajaí, SC, Brasil, a Dra. Dambrowski identificou que a bacia do Itajaí-Açu é composta por uma grande diversidade de paisagens, incluindo áreas florestais, agrícolas, urbanas e de mineração. No entanto, a pesquisadora também constatou que a bacia apresenta um alto grau de fragmentação da paisagem, com áreas florestais isoladas e fragmentadas.

Os resultados da análise sugerem que a ampliação da proporção de áreas protegidas na bacia do Itajaí-Açu é essencial para garantir a conectividade estrutural e funcional dos remanescentes florestais remanescentes. Isso porque as áreas protegidas desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade, fornecendo habitat para espécies ameaçadas e contribuindo para a regulação do clima e da qualidade da água.

A pesquisa da Dra. Dambrowski é um importante passo para a conservação da bacia do Itajaí-Açu, assim como para os estudos de ecologia da paisagem e com isso a História Ambiental e o Desenvolvimento Regional Sustentável. Os resultados da análise fornecem informações valiosas para a definição de estratégias de conservação da biodiversidade na região.

Nenhum comentário: