"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

A importância do Currículo Lattes para bolsistas de Iniciação Científica

Olá, bolsistas de Iniciação Científica do GPHAVI!

Como vocês sabem, o Currículo Lattes é um documento online que reúne informações sobre a formação acadêmica, produção científica e atividades profissionais de pesquisadores, professores e estudantes. Ele é gerenciado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é um documento importante para a carreira acadêmica.

Para os bolsistas de Iniciação Científica, o Currículo Lattes é ainda mais importante, pois ele é utilizado para avaliar a qualificação profissional dos estudantes e para selecionar candidatos a bolsas de estudos e outros benefícios.

É importante que todos os bolsistas do GPHAVI tenham um Currículo Lattes completo e atualizado, inserindo as informações dos projetos que participou no grupo, e as resultantes publicações, como relatórios e artigos.

O que é o Currículo Lattes?
















O Currículo Lattes é um currículo profissional, sendo um documento online com o foco na produção acadêmica. Este currículo é gerenciado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é obrigatório para quem vai solicitar algum tipo de financiamento de pesquisa, ou para quem leciona no Ensino Superior.

O nome Lattes vem em homenagem a Cesare Mansueto Giulio LATTES, físico, um dos maiores cientistas brasileiros (de acordo com o próprio CNPq) que se encontra na categoria “notáveis”.

O Currículo Lattes é um documento importante para a carreira acadêmica, pois é utilizado para avaliar a qualificação profissional de pesquisadores, professores e estudantes. Ele também pode ser usado para fins de seleção de emprego, bolsas de estudos e outros benefícios.

Como montar o meu Currículo Lattes passo a passo?

Para montar o seu Currículo Lattes, siga os passos abaixo:
1 - Acesse a plataforma Lattes: O primeiro passo é acessar a plataforma Lattes. Para isso clique aqui

2- Cadastre-se na plataforma: Se você ainda não possui um cadastro na plataforma Lattes, será necessário realizar o cadastro. Para isso, clique em "Cadastrar novo currículo" e preencha os dados solicitados.

3 - Preencha as informações pessoais: Na página seguinte, é necessário preencher todos os dados pessoais corretamente e inserir uma foto.

4 - Preencha as informações acadêmicas: Na próxima página, você deve preencher as informações sobre sua formação acadêmica, incluindo cursos de graduação, pós-graduação e outros cursos que você tenha realizado.

5 - Preencha as informações profissionais: Se você já possui experiência profissional, preencha as informações sobre seus empregos anteriores, incluindo cargo, empresa, período de atuação e atividades desenvolvidas. 

6 - Preencha as informações sobre produção acadêmica: Se você possui produção acadêmica, preencha as informações sobre seus artigos publicados, capítulos de livros, trabalhos apresentados em congressos, orientações de alunos e outros trabalhos acadêmicos.

7 - Preencha as informações sobre outras atividades: Se você participa de outras atividades acadêmicas ou profissionais, como grupos de pesquisa, eventos ou organizações, preencha as informações sobre elas.

8 - Confirme os dados: Após preencher todas as informações, confira se tudo está correto e clique em "Salvar".

Atualize o seu Currículo Lattes sempre que fizer alguma nova atividade: É importante manter o seu Currículo Lattes atualizado, adicionando novas informações sempre que necessário. Para isso, basta acessar a plataforma Lattes e clicar em "Atualizar currículo".

Caso tenha dúvidas de como inserir as informações consulte o monitor do laboratório para receber as orientações, ou de forma autônoma verifique nos currículos dos colegas bolsistas, ex-bolsistas e demais participantes como incluir os dados respectivos as atividades do GPHAVI.

Dicas para melhorar o seu Currículo Lattes:
  • Seja claro e objetivo nas informações.
  • Use linguagem formal e evite erros gramaticais.
  • Organize as informações de forma lógica e coerente.
  • Atualize o seu Currículo Lattes regularmente.

O Currículo Lattes é um documento importante para a carreira acadêmica. Seguindo os passos acima, você poderá montar um Currículo Lattes de qualidade que irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais.

Nenhum comentário: