"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 18 de março de 2015

A interligação entre os territórios: para pensar a História Ambiental

Quando pensamos em historiar um território temos que estar atentos as interligações e influências do que acontece em outros territórios, próximos ou longínquos. Na floresta amazônica por exemplo, além dos atores da rede local, temos a participação e total influência do que acontece no Saara na África. Um satélite da NASA conseguiu captar em três dimensões a poeira do deserto do Saara que viaja pelo Atlântico até a floresta Amazônica. Essa poeira é rica em fósforo, o que produz a uma longa duração a fertilização da floresta. Em média são depositadas na floresta 27,7 milhões de toneladas de poeira do deserto. A reportagem completa pode ser vista em http://svs.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/details.cgi?aid=11775. Foi divulgado um vídeo com animações sobre a descoberta, veja a seguir:



Ocorre uma interdependência entre os territórios. E o que ocorre na Amazônia reflete no clima e na vida no Sul do Brasil. Nesse sentido as pesquisadoras Beate Frank e Lúcia Sevegnani (2009) apresentam no texto Interdependência ou morte: a importância da Amazônia para a regulação do clima e suas implicações nas escalas regionais e globais, como isso acontece. 

Nenhum comentário: