"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 25 de março de 2015

Documentário: ACUPE Terra Quente



O documentário Acupe - Terra Quente (59 minutos) trata sobre o distrito de Acupe, no Recôncavo baiano, nome que significa “Terra Quente”, insere o espectador no cenário cultural e social do lugar, apresentando as suas mais variadas manifestações como o Nego Fugido, Mandus, Bombachos, Burrinhas, Caretas e grupos de Samba de Roda; destacam-se as tensões religiosas; o cotidiano das famílias que carecem de serviços de saúde, saneamento e educação, além das aspirações políticas. Esse cenário compõe o repertório de significação e de sentido da vida no distrito do Recôncavo Baiano. Essas histórias são mostradas a partir do registro contado pelos moradores locais. O documentário é resultado dos trabalhos da disciplina Ação Curricular em Comunidade Social –  Memória Social: Audiovisual e Identidades, entre os anos de 2011 e 2014, coordenado elo professor José Roberto Severino em suas atividades na Faculdade de Comunicação (FACOM) na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Veja mais aqui:


Nenhum comentário: