"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

sexta-feira, 27 de março de 2015

Bem vindos ao Antropoceno


Globaia é um projeto que pretende produzir material gráfico sobre as mudanças globais que hoje vivemos e que caracterizam um novo período ou momento na História da Terra, o Antropoceno. O objetivo do projeto é mesclar Ciência e Arte para conscientizar os cidadãos para que entendam a situação e busquem novas tomadas de decisões em busca de caminhos para a sustentabilidade. Possuem um banco de dados, mapas, videos e animações apresentando: O Antropoceno (as mudanças globais causadas pela sociedade); A Ecosfera (ou sistema da Terra); e a Big História (a evolução cósmica dos últimos 13,8 bilhões de anos). Para ter acesso ao material clique aqui.
Na História Ambiental o antropoceno já vem a algumas décadas sendo usado por alguns pesquisadores. Recentemente o historiador José Augusto Pádua publicou uma matéria no O Globo tratando de alertar sobre a necessidade de mudanças na forma de viver e pensar a política no Brasil nesse momento de grave risco a nossa espécie. Veja a matéria aqui. De certo, o modelo de vida calcado pelo capitalismo (uso irresponsável dos elementos - ou recursos - da natureza) para facilitar a vida, exaure de forma imensurável os ciclos ecológicos do planeta e passaremos a enfrentar mudanças de Gaia nunca vistas. Ha uma gama de materiais sobre História, Sociologia, Antropologia já com essa abordagem denominada Antropoceno. Assim como inúmeros documentários a respeito.

Nenhum comentário: